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Afinal, O Que É Funil De Vendas?

Saiba tudo sobre o tão famoso funil  de vendas agora!

Você certamente já se deparou com o famoso nome “ Funil de Vendas”, mas afinal, o que esse nome significa?

O funil de vendas é a forma mais eficaz para que você consiga prospectar clientes ao entregar seus conteúdos no Marketing Digital!

Podemos dizer que o funil é caracterizado por 3 etapas, sendo elas:

  •  Topo do Funil ( DESCOBERTA): No topo do funil está a primeira etapa até você conseguir capturar um cliente, é o processo em que está longe do processo de compras, mas que você esteja entregando algo que seja valioso e, que até mesmo, resolva um determinado problema das pessoas.

    No topo do funil, caracteriza-se  por um alto volume de pessoas, mas com uma baixa conversão. Ele é importante pois é o momento em que se trás uma determinada visibilidade para a sua marca.

    Ex: “Engenheiro Digital, o guia completo para você começar a prospectar clientes e empreender na internet.”


  • Meio do Funil ( Consideração): É a etapa de consideração do seu possível cliente até a sua marca, ou seja, conecta a descoberta do problema até a venda daquele determinado serviço. No meio do funil, é o momento de extrema importância, pois nesta etapa, os clientes já querem uma solução para um determinado problema.

    O Meio do Funil é caracterizado no foco da conversão do cliente, ou seja, tem-se um menor alcance, mas, diferente do topo do funil, já se tem mais eficácia na conversão.

    Ex:  “Ser um engenheiro em uma grande empresa, ou abrir a sua própria empresa, qual é o ideal para você?”


  • Fundo do Funil (Decisão): Após passar todas as etapas do funil de vendas, as pessoas que chegarem até o fundo do funil, são aquelas pessoas que já estão decididas à adquirirem seus produtos ou serviços. É o momento de decisão de compra!

    No fundo do Funil, tem-se o foco na qualificação e conversão.

    Ex:”Veja como eu conseguir lucrar 30% da receita da minha empresa usando as seguintes estratégias” 

Fonte: atendare.com

De forma resumida, o  funil de vendas é cada etapa que alguém precisa realizar para se tornar seu cliente.

Vejamos um funil de vendas de uma construtora.

As pessoas no topo do funil de vendas passam por sua empresa. Uma certa porcentagem delas decidem fechar um contrato com você, que é a próxima parte do funil. 

Um cliente vê uma placa com uma promoção para fechar uma obra com energia solar. O cliente acha interessante a ideia, pois não precisará ter gastos com energia no futuro. Agora eles estão na próxima etapa do funil. Em seguida, o cliente seleciona 3 dos projetos em promoção. Eles estão na última etapa. Se tudo correr bem, eles concluem a compra e chegam ao fundo do funil.

Esse mesmo processo se aplica a todas as empresas de uma forma ou de outra. Seu funil de vendas pode existir como:

  • Loja de varejo
  • Equipe de vendas
  • Local na rede Internet
  • O email
  • Consulta pessoal

Qualquer canal de marketing pode fazer parte de seu funil de vendas. E seu funil pode se espalhar por vários canais.

A CS – Engcamilasoares É Engenheira Civil, Especialista em Marketing Digital, Gerenciamento de Obras, atua com Perícia Judicial e avaliação de imóveis há 3 anos, com mais de 600 alunos, vem atuando nesse ramo juntamente com os meios digitais através do canal @engcivilcamilasoares nas redes sociais, na qual leva conteúdo de engenharia, Marketing Para Engenheiros,  construção, empreendedorismo e perícia, para seus mais de 102 mil seguidores. 



Por:  Vinícius Silva 

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